Reunião do CAS ocorre durante segundo dia do G20 Agro, em Chapada
Durante a reunião, foram lidas duas declarações ministeriais: uma sobre políticas públicas para biotecnologia e outra sobre a aplicação de critérios para inclusão de produtos químicos
Durante o G20 Agro, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e os ministros e secretários de Agricultura da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai realizaram, nessa quarta-feira (11), a 48ª edição do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), um fórum ministerial de consulta e coordenação de ações regionais, que tem como missão definir as prioridades da agenda agropecuária e tomar posições sobre temas de interesse regional. O G20 Agro está sendo realizado em Chapada dos Guimarães, no Malai Manso.
Estiveram presentes o ministro da Agricultura e Pecuária do Uruguai, Carlos Giménez; o ministro de Desenvolvimento Rural e Terrestre da Bolívia, Juan Flores Lazo; o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela; o ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca do Paraguai, Fernando Mattos; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca e presidente temporário do CAS, Sergio Iraeta; e o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil e atual secretário-executivo do CAS, Gabriel Delgado.
O ministro Carlos Fávaro destacou o momento especial que o Brasil está vivendo com a Presidência do G20 em 2024, a Presidência do BRICS em 2025 e a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) também em 2025. “Temos uma grande oportunidade para demonstrar a grandeza do Brasil em termos de produção agropecuária, sustentabilidade e comprometimento com a agenda de mudanças climáticas”, disse Fávaro.
A reunião do G20 é co-presidida pelos Ministérios da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e da Pesca e Aquicultura do Brasil, reforçando o esforço transversal do governo brasileiro em fortalecer a resiliência e a sustentabilidade dos sistemas agrícolas e alimentares. Como também destacado pelo ministro Fávaro, os temas deste ano são sustentabilidade e resiliência, comércio internacional, conservação da biodiversidade e integração de conhecimentos e tecnologias.
Durante a reunião, os ministros de Estado leram duas declarações ministeriais: uma sobre políticas públicas para biotecnologia e outra sobre a aplicação de critérios para inclusão de produtos químicos.
No segundo bloco da reunião, os representantes de entidades técnicas atualizaram os ministros sobre os temas prioritários para os países.
CAS
O CAS, formado por grandes produtores de alimentos, exemplifica como a cooperação regional pode fortalecer a segurança alimentar global de forma sustentável e inclusiva, promovendo políticas coordenadas, troca de informações e construção de consensos — uma abordagem que pode ser adotada pelo G20.
Criado em 2003, o Conselho é secretariado tecnicamente pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e presidido pela Argentina.
Além do núcleo base composto pelos seis ministros da Agricultura, o CAS possui uma rede de grupos de apoio técnico regional que apoiam e implementam decisões ministeriais. São eles: Informações e Análises de Políticas Agrárias; Sistema de Informações de Mercados; Manejo de Riscos e Seguros Agropecuários; Políticas Públicas e Mudanças Climáticas; Políticas Públicas em Biotecnologia; e Políticas Públicas em Agroenergia.