Ano Letivo em risco: Governo de MT ainda sem previsão de retomada das aulas na rede estadual de ensino

Por: RAYNNA NICOLAS

Com escolas sem sequer iniciar o ano letivo, os alunos da rede estadual de ensino continuam sem uma previsão concreta de quando voltarão às salas de aula. Em fala na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALMT) na última quarta-feira (27), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, declarou que a equipe do Estado tem se empenhado em garantir o retorno, mas com segurança.

escola estadual.jpg


As aulas na rede estadual de Mato Grosso estão suspensas desde o dia 23 de março, totalizando mais de 60 dias de paralisação. São cerca de 386 mil alunos assistidos pelo Estado, que chegou a anunciar uma data de retorno para o início de maio, mas voltou atrás em decorrência do aumento na incidência de casos de Covid-19, o coronavírus, em Mato Grosso.

O representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) destacou que não se trata de uma decisão isolada, nem tampouco de uma medida centrada na Pasta, sendo o protagonismo da Secretaria de Estado de Educação, representada pela professora Marioneide Angélica Kliemaschewsk.

“Em relação à volta as aulas, a professora Marioneide é uma profissional competente que participa do comitê de situação do governo do Estado e, reiteradamente, tem levado ao comitê sugestões e possibilidades para nesse momento de pandemia possibilitar o retorno às aulas com mais segurança”, assinalou o secretário.

No entanto, apesar de se declarar enquanto coadjuvante da pauta, Gilberto defendeu que o movimento tem que ser feito com segurança, com estratégias para amenizar os impactos do retorno das atividades escolares em modalidade presencial. Segundo o gestor, com a medida, a possibilidade de que a escalada de casos em Mato Grosso se torne mais intensa, é automática.

“A minha defesa é que esse movimento nós temos que fazer com certo nível de segurança, montando uma estratégia de planejamento que permita amenizar os impactos disso. Porque impacto tem, quanto mais pessoas colocarmos em circulação, é automática a possibilidade de aumento no número de casos”, declarou.

Em 18 de maio, o Estado passou a transmitir aulas do projeto Pré-Enem digital, pela TV Assembleia. As aulas são destinadas aos alunos da rede pública de ensino que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), deste ano. As aulas acontecem de segunda a sexta das 7h00 às 8h00 e nos sábados, das 9h00 às 10h00.

FONTE: https://www.hnt.com.br/cidades/governo-ainda-sem-previsao-de-retomada-das-aulas-na-rede-estadual-de-ensino/171700

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por
⚙️