Quinta-Feira, 16 de Setembro de 2021

Combate ao Coronavírus: Governador Mauro Mendes anuncia compra de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik V

Abraão Ribeiro
Única News

Agora há pouco, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou a compra de 1,2 milhão de doses da vacina russa Sputnik, durante live transmitida nas redes sociais do governo na tarde desta quarta-feira (31).

“Hoje, eu e o secretário Gilberto estaremos assinando o contrato para a compra de 1,2 milhão de doses. Existe a previsão de entrega dessas vacinas entre o mês de abril e julho deste ano, começando já em abril”, disse o governador na live.

“A vacina efetivamente deve chegar, se tem uma previsão. Hoje mesmo eu falei pessoalmente, que fala com Fundo Russo, lá na Rússia, e ele me disse que eles estão programando para após o dia 20 de Abril o embarque para o Brasil, tem a logística para sair da Rússia, chegar até aqui, chegar até São Paulo provavelmente. Então a faixa etária será de acordo com a evolução natural nesse lote que chegou agora Gilberto eu acredito que ele já começa a fase 2, então nós vamos entrar ali na faixa de 60 né, já vamos ter um percentual para estar começando na faixa de 65 a 69 né, vamos fechar a faixa de 70, 74, então acredito que quando chegar a isso, se Deus quiser até o final do mês”, aponta Mendes.

De acordo com o contrato, será adquirido um total de 1.201.500 doses, sendo necessária a aplicação de duas doses por pessoa para a imunização completa, assim como ocorre com a Coronavac.

Cada dose custará U$S 9.95 dólares, resultando em um total de U$S 11,95 milhões – cerca de R$ 67,3 milhões de reais.
Os imunizantes serão entregues por lotes. A previsão é que os primeiros lotes cheguem já na segunda quinzena de abril, e os últimos em julho.

Mauro Mendes explicou que caso o Ministério da Saúde não tenha interesse em custear a vacina para incorporá-la ao Plano Nacional de Imunização (PNI), o Governo de Mato Grosso irá arcar com todos as despesas e usar o imunizante para vacinação exclusiva da população mato-grossense, em complemento às vacinas disponibilizadas pelo ministério.

Articulação

A aquisição das vacinas foi possível pela parceria entre os governadores integrantes do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e do Consórcio Nordeste, que articularam em conjunto a compra das vacinas.

Desde o ano passado, o governador Mauro Mendes busca a compra direta de vacinas, tendo conversado com todos os laboratórios e fabricantes, bem como procurado auxílio de embaixadores e outros meios diplomáticos.

FONTE: https://www.unicanews.com.br/politica-mt/mendes-anuncia-compra-de-12-milhao-de-doses-da-vacina-sputnik-v/63681

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️