Cidades
Quinta-Feira, 28 de Maio de 2020, 11h:00 | Atualizado:FLEXIBILIZAÇÃO NA PANDEMIA
Cuiabá reabre shoppings na 3ª e bares no dia 8, mas mantém academias fechadas
ALLAN MESQUITA
Da Redação
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou nesta quinta-feira (28), a “liberação parcial e lenta” dos shoppings, bares, restaurantes e similares em Cuiabá. Os empreendimentos terão que seguir rigidamente as medidas de segurança para atender o público durante a quarentena e assinarão um termo de compromisso.
A flexibilização foi anunciada através de live nas redes sociais após diálogos intensos e protestos de empresários que vinham pressionando o gestor municipal para a retomada das atividades. Emanuel proibiu o funcionamento das categorias no dia 21 de março como medida preventiva a proliferação do novo coronavírus.
Desde então parte dos empreendimentos só puderam atender na modalidade delivery. “Segmentos estão voltando e Cuiabá não perdeu a estabilidade no combate a pandemia. Conseguimos achatar a curva apesar do crescimento acelerado dos casos em todo país e Mato Grosso”, disse.
O prefeito explicou que Cuiabá uma cidade pujante, mas pediu que as pessoas entendem que a flexibilização seja de forma racional. “Estou divindo a responsabilidade também para os bares, restaurantes, shoppings e comércio em geral. Depende de cada um de nós”, disse.
Durante a live, Emanuel criticou duramente o governador Mauro Mendes (DEM) apontando que os casos têm crescido mais no interior do Estado. “O vírus está interiorizando e quero que o Estado faça sua parte. Fale menos e trabalhe mais. No dia 05 de abril, estávamos com 63% dos casos e hoje representamos 31,5% dos casos do Estado. Isso é graças as medidas que tomamos de isolamento social. Isso mostra que o vírus está interiorizando e o Estado precisa agir. Se não ajuda, não precisa atrapalhar”, destacou.
ACADEMIAS FECHADAS
Emanuel ainda explicou que as academias, feiras, comércio de rua e clubes seguem fechados. Ele pretende anunciar até próxima quarta-feira uma posição para os quatro segmentos.
Segundo o prefeito, os salários dos servidores públicos serão pagos nesta sexta-feira, dia 29. Ele lamentou a queda da arrecadação em decorrência da Covid-19.
SHOPPINGS
Os shoppings Goiabeiras, Pantanal, Estação e Três Américas poderão reabrir a partir do dia 03 de junho, próxima quarta-feira, das 14h00 às 22h00. Será permitido de segunda a sábado e está proibido a abertura aos domingos e feriados.
Ele explicou que o self service dentro dos locais de alimentação nos shoppings só poderão a partir do dia 08 de junho. Até 30 de junho, os shoppings só poderão até 30% da capacidade total e, a partir desta data, 50%.
O Shopping Popular só poderá funcionar das 9h00 às 17h00 com 50% dos boxs abertos aos clientes. Também está proibido de funcionar nos domingos e feriados.
BARES, LANCHONETES E RESTAURANTES
Os bares, restaurantes e lanchonetes começarão a funcionar de novo somente no dia 08 de junho entre terça e domingos. O horário libreado é das 11h00 às 15h00 para almoço e 18h30 às 23h00 para jantar.
Está liberada a música ambiente com no máximo dois músicos. Está proibido o uso de bandas.
Os estabelecimentos só poderão funcionar com 50% da sua capacidade original. Será obrigado uso de máscaras e uso de álcool em gel.
A prefeitura sugeriu que os trabalhadores do grupo de risco sejam afastados pelas empresas. Neste caso, são obesos, hipertensos, dentre outros.