Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021

Cuiabá tem 96% de chances de subir para a Série A, segundo projeções

15 de janeiro de 2021

O Cuiabá está com seu histórico acesso à primeira divisão do futebol brasileiro bem encaminhado. Pelo menos é o que apontam as projeções feitas pelos matemáticos dos sites especializados Infobola e UFMG, que apontam o Dourado com mais de 96% de chances de subir para a elite. A diferença de cálculos das duas projeções oscilam em torno de um ponto.

De acordo com o Infobola, o time cuiabano tem 96% de possibilidades de subir para a primeira divisão e coloca apenas CSA (48%) e Juventude (37%), como ameaças reais, embora Avaí (7%), Operário-PR (5%), Ponte Preta (4%) e até o Guarani (2%) ainda tenham chances matemáticas.

Confira as projeções do Infobola

As projeções do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ganhou forte conceito no cenário da estatística nacional após cálculos certeiros nos dois últimos anos, são ainda mais promissoras para o Dourado. De acordo com os matemáticos mineiros, que criaram um corpo de especialistas apenas para esse trabalho, o time mato-grossense reúne 97,6% de chances de conseguir o acesso.

Tanto o Infobola quanto o Instituto de Matemática da UFMG utilizam critérios semelhantes para definir o percentual de chances dos clubes, ou seja a campanha do time, seu momento atual, disponibilidade de elenco (incluindo parte física), média de pontos fora de casa, pontuação como mandante e outros aspectos. Também está incluindo a campanha dos adversários, bem como seus últimos resultados, linha ascendente/descendente e, principalmente situação na tabela.

Veja as projeções (acesso) dos matemáticos da UFMG

Um ‘salto’ de gigante

O ‘salto’ do Cuiabá nas projeções, deve-se a dois fatores, nesta semana: empate fora de casa contra a Ponte Preta, que praticamente tirou um bom concorrente da disputa e vitória sobre o Guarani que afastou o time campineiro do páreo e, de quebra, elevou a pontuação da equipe. Além disso o Dourado contou com a maré baixa de seus adversários. Nas duas últimas rodadas, os resultados têm sido os mais favoráveis possíveis. O ‘secador’ contra CSA e Juventude, seus principais concorrentes na briga pelo acesso, funcionou bem, dando folga ao clube na terceira colocação.

Dessa forma, o Cuiabá saltou de 86,5% de chances para mais de 96% e está, segundo os mais otimistas, a apenas uma vitória de comemorar o acesso à Série A. Isso porque de acordo com especialistas, desta vez não serão necessários os 65 pontos de praxe para garantir o acesso, devido ao equilíbrio que provocou um amontoado de clubes com pontuação entre 48 e 52 pontos, faltando quatro rodadas para o fim da competição.

Do que precisa o Dourado

A considerar que CSA e Juventude – os concorrentes mais próximos dentro e fora do G-4, ambos com 52 pontos – ainda não jogaram na rodada, o Cuiabá precisa ligar o ‘secador’. Se nenhuma delas vencer neste final de semana, o máximo que podem chegar é a 61 pontos, vencendo os três jogos restantes. O CSA enfrenta o Avaí, em casa e o Juventude pega o Cruzeiro, no Sul.

Para se garantir em terceiro lugar, o Dourado precisa vencer mais um jogo e arrancar ao menos um empate em três partidas, o que lhe garantiria 62 pontos. Como o objetivo é o acesso – mesmo que em quarto lugar -, uma vitória seria o suficiente.

O próximo compromisso do Dourado é contra o Paraná, na próxima terça-feira (20h30, de MT), fora de casa. No jogo seguinte, o Dourado recebe o Sampaio Corrêa, na Arena Pantanal, na sexta-feira (22) às 20h30 (de MT) e fecha sua participação na Série B jogando contra o CRB no dia 30 deste mês às 15h30 (de MT), no Rei Pelé.

Classificação da Série B

Veja os jogos da 35ª rodada (horário de Brasília)

Fonte: Cuiabano News

FONTE: https://baixadacuiabana.com.br/cuiaba-tem-96-de-chances-de-subir-para-a-serie-a-segundo-projecoes/?fbclid=IwAR1ysG7AtUYHARxvN1l_pFIXwE2bEUvV_fT1aUxPuDY8xGCC8MAGW5tNghA

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️