Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020

DF: Escolas privadas sugerem retorno gradual; veja o vídeo do Presidente do Sinepe, Álvaro Domingues:

METROPOLES

As escolas privadas do Distrito Federal querem o retorno das aulas presenciais de forma opcional, gradual e planejada. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) vai apresentar ao governador Ibaneis Rocha (MDB) um cronograma para a volta dos estudantes às escolas, além de um protocolo de profilaxia de combate à Covid-19 para aprovação do Executivo. A entidade solicita a liberação das atividades o quanto antes.

Sala-de-aula2.jpg

Os documentos estão prontos e serão aprovados pela diretoria da entidade para encaminhamento ao GDF. Atualmente, o DF tem 557 unidades educacionais particulares e mais de 180 mil alunos.

A sugestão é que seja mantido o ensino a distância, por videoaula, para quem desejar, mas que seja ofertada a possibilidade de retorno físico aos que optarem. “A premissa é de um retorno híbrido, com o devido protocolo de profilaxia. Essa volta será lenta, progressiva e segura”, ressaltou o presidente do Sinepe, Álvaro Domingues.

Na proposição, a entidade defende um percentual de estudantes por série. O ensino fundamental voltaria com 5% dos matriculados, por exemplo. O médio, teria maior adesão devido ao vestibular e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Retorno

Hoje, o ensino a distância tem aprovação de 80% da comunidade escolar nos colégios particulares. “Precisamos dar opção para os pais que precisam trabalhar. O que mais nos preocupa, hoje, é a educação infantil, que está fechando as portas”, completou o presidente.

Por que é necessária a consulta ao GDF?

Apesar de decreto do DF dar liberdade para as escolas privadas traçarem seus calendários, um retorno para atividade presencial precisa de aprovação do protocolo de profilaxia a fim de evitar que casos de infectados aumentem ainda mais na capital.

Pelo aspecto legal, as escolas têm o que é chamado de responsabilidade objetiva. Ou seja, elas são responsáveis pela integridade de crianças e adolescentes.

“É atribuição da autoridade sanitária elaborar o protocolo, mas como isso não ocorreu, estamos fazendo uma proposta para eles aprovarem”, ressalta Domingues.

FONTE: https://www.folhamax.com/mundo/escolas-privadas-sugerem-retorno-gradual/262793

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️