Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2021

Educação & Esporte: Seduc quer replicar modelo da Arena da Educação em outras escolas

Pesquisa identificou que escolas participantes dos Jogos Escolares da Juventude têm Ideb superior às médias nacional e estadual

Carolina Holland | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) quer replicar o modelo da Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena da Educação, em Cuiabá, em outras unidades da rede estadual. Uma pesquisa apresentada durante visita dos secretários de Estado de Educação, Alan Porto, e de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, ao local nessa segunda-feira (8), mostra os benefícios da prática esportiva no desempenho escolar.

O levantamento “A experiência e percurso dos jovens atletas do estado de Mato Grosso no esporte: estudo longitudinal e multidimensional”, de Riller Silva Riverdito, identificou, entre outras coisas, que as escolas públicas participantes dos Jogos Escolares da Juventude têm Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) superior às médias nacional e estadual (referente aos anos de 2015, 2017 e 2019).

Outras constatações são que alunos com maior tempo de participação no esporte têm percepção mais positiva em relação à escola e para autoeficácia geral (iniciativa, esforço e persistência). E, especificamente em relação aos alunos da Escola Arena, além de todos os aspectos citados, foram identificadas melhorias em relação às capacidades físico-motoras (força, velocidade, agilidade e resistência). O levantamento é feito desde 2016.

“As escolas que focam no esporte e que, principalmente, participam dos jogos escolares, a gente percebe que têm melhor resultado, melhor Ideb, e têm uma menor taxa de evasão escolar”, disse Alan Porto.

Riller, que é doutor em Educação Física e professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), explica que as crianças em Mato Grosso buscam a escola para a prática esportiva, o que acaba deixando a escola como protagonista no acesso à prática esportiva, e prática esportiva de qualidade.

“Tenho certeza que, conforme os números que foram apresentados, os números que nós já temos e as práticas que vêm sendo apresentadas, principalmente na Escola Arena, que esse é um segmento importante que a gente tem que olhar com um diferencial. E queremos preparar infraestrutura para ter condições de ofertar mais modalidades”, frisou Alan Porto.

Inaugurada em 2017, a Arena da Educação concilia o currículo da base comum com as práticas esportivas, com o objetivo de trabalhar a formação e o desenvolvimento esportivo dos alunos.

Mudanças

Durante a agenda na Arena Pantanal, o secretário Alan Porto e a equipe da Seduc-MT discutiram ainda a realocação das salas do 3º andar da Arena da Educação, já que aquele espaço será usado como camarote durante os jogos do Cuiabá Esporte Clube pela Série A do Campeonato Brasileiro de futebol.

FONTE: http://www3.seduc.mt.gov.br/-/16458416-seduc-quer-replicar-modelo-da-arena-da-educacao-em-outras-escolas

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️