Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021

Extrapolando Limites: Nuun Garden tem alvará suspenso por desrespeitar medidas de biossegurança pela 3ª vez

Nuun Garden tem aval para funcionar como restaurante, mas vem atuando como casa noturna

ALLAN MESQUITA
Da Redação

A boate Nuun Garden, localizada no Centro de Cuiabá, teve o alvará de funcionamento suspenso por permitir aglomeração de pessoas e descumprir as regras de contenção à Covid-19 na noite deste domingo (17). Essa é a terceira vez que o empreendimento tem suas atividades interrompidas pelo mesmo motivo.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostraram o momento que uma equipe de fiscalização da Secretaria de Ordem Pública (Sorp) chega ao empreendimento. De acordo com a pasta, a boate não poderá ser reaberta até que a empresa regularize a situação junto a Prefeitura de Cuiabá.

“Caso ocorra a abertura e aglomerações, o local será fechado e devidamente multado por não cumprir as medidas de biossegurança estabelecidas por meio dos decretos municipais, para o enfrentamento ao coronavírus aqui na Capital”, diz nota da prefeitura.

Ainda segundo as informações, o estabelecimento foi novamente notificado para não funcionar como “casa noturna”, mas sim como “bar e restaurante”, como estava previsto no alvará. Não houve aplicação de multa.

OUTROS FLAGRANTES

A boate já teve dois flagrantes de aglomerações. No dia 13 de outubro de 2020, agentes da prefeitura determinaram o fechamento da casa noturna por tempo indeterminado por estar funcionando com público acima do permitido e por não respeitar o horário limite de funcionamento, que, na ocasião, era até às 23 horas. Neste flagrante, o empreendimento foi multado em R$ 7 mil.

No dia 25 de dezembro, noite de Natal, o empreendimento foi novamente autuado, desta vez em R$ 60 mil. Na data, policiais militares e fiscais se depararam com todos clientes, em sua maioria jovens, não utilizando máscaras e também sem o mínimo de afastamento.

Ainda segundo a prefeitura, no fim do ano passado, os donos da mesma casa noturna também organizaram um show com quatro mil pessoas, sem as mínimas normas de segurança, no Parque das Águas, na capital. Na data, houve uma apresentação do DJ Vintage.

AGLOMERAÇÕES

Apesar do aumento nos casos de Covid-19 e mortes causadas pela doença com a consequente redução de leitos de UTIs disponíveis, outros bares e boates também provocaram aglomerações nesse fim de semana. Fotos e vídeos gravados em diferentes estabelecimentos viralizaram nas redes sociais e grupos de WhatsApp mostrando centenas de pessoas sem qualquer preocupação com o risco de serem infectadas ou de repassarem o vírus adiante.

Um dos registros foi feito na parte externa do Bar do Jarbas no bairro Dom Aquino, também em Cuiabá. A imagem mostra uma fila com várias pessoas ainda na rua aguardando para entrarem no estabelecimento. A maioria não usa máscaras faciais.

Enquanto isso, os registros de Covid-19 seguem aumentando em Mato Grosso. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgado neste domingo (17) apontou que já são 199.006 casos confirmados no Estado e  4.793 mortes por complicações da doença causada pelo novo coronavírus.Nas últimas 24 horas foram confirmados 562 novos casos e mais 11 óbitos.

NOTA DA PREFEITURA

A Secretaria de Ordem Pública (Sorp) informa que:

-Esteve no local no último domingo (17) com uma equipe de fiscalização para vetar o funcionamento do estabelecimento.

-A medida é válida até que a empresa regularize a situação junto a Prefeitura de Cuiabá, como por exemplo, o Alvará de Funcionamento.

-Caso ocorra a abertura e aglomerações, o local será fechado e devidamente multado por não cumprir as medidas de biossegurança estabelecidas por meio dos decretos municipais, para o enfrentamento ao coronavírus aqui na Capital.

-Essa prática será também exigida em todos os estabelecimentos que desobedecerem as medidas protetivas de biossegurança e promover aglomerações tanto no interior como na parte externa do estabelecimento.

-As abordagens não terão mais caráter preventivo uma vez que todos são conhecedores das medidas restritivas para funcionamento e principalmente das medidas de biossegurança. Todo estabelecimento que for encontrado em desacordo será autuado, ou seja, sofrerá as penalidades impostas por lei: multa, interdição, suspensão de atividade, apreensão, entre outros, conforme o tipo da infração.

O QUE DIZ A NUUN

Por meio de nota, a Nuun Garden afirmou que recebeu a visita da fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, mas não foi notificada e nem multada.

Segundo o empresa, a fiscalização esteve presente no estabelecimento, onde constatou “que a casa estava dentro da normalidade determinada pelo último decreto, quanto a questão de capacidade, e medidas de biossegurança”. A empresa alegou ainda que a equipe ainda permitiu o funcionamento da casa “ao constatar a legalidade dos fatos”.

Por fim, a boate destacou ainda que foi orientada a fechar a casa, no horário determinado pelo decreto e encerrou suas atividades as 23h30.

FONTE: https://www.folhamax.com/cidades/cuiaba-suspende-alvara-de-funcionamento-de-boate/287621

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️