Sábado, 06 de Marco de 2021

Fake News: Secretaria desmente boato de que indígena morreu por causa da CoronaVac

Publicados 2 horas atrás 

em 2 de fevereiro de 2021

Porinfocoweb

Cacique Katukina, representante de 10 aldeias, morreu aos 56 anos no Acre

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão ligado ao Ministério da Saúde, desmentiu os boatos sobre a conexão da CoronaVac e a morte do líder indígena Fernando Rosa da Silva Katukina, 56, na madrugada de ontem. A vacina é desenvolvida pelo Instituto Butantan junto à farmacêutica Sinovac Life Science.

Fernando Katukina foi imunizado contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) no dia 19 de janeiro. “Quero agradecer a Deus por este momento importante, tanto que o povo do Juruá e de todo o Brasil está esperando essa vacina. Eu, como cacique geral da etnia Nôke Kôi, sou o primeiro a tomar a vacina e vejo que isso é mais uma vitória para nós, uma renovação da nossa vida”, disse na ocasião.

A Sesai informou que “em nenhum momento foi constatada conexão entre a vacinação e seu óbito”.

Por meio de nota, o órgão informou que Katukina, cacique-geral do povo Nôke Kôi, do Acre, era diabético, hipertenso e sofria de insuficiência cardíaca congestiva.

“A propagação de qualquer notícia especulativa neste momento tão importante para o combate à covid-19 dentro das comunidades indígenas pode ser considerada, no mínimo, irresponsável”, afirmou, lamentando “profundamente” a morte do cacique e exaltando sua luta por saúde e educação para o povo Nôke Kôi.

O Instituto Butantan também desmentiu o boato, reforçando a segurança da CoronaVac, já comprovada pelos estudos feitos no ano passado.

https://platform.twitter.com/embed/index.html?dnt=false&embedId=twitter-widget-0&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1356650264825126916&lang=pt&origin=https%3A%2F%2Fwww.vozmt.com.br%2Fsaude%2Fsecretaria-desmente-boato-de-que-indigena-morreu-por-causa-da-coronavac%2F&theme=light&widgetsVersion=ed20a2b%3A1601588405575&width=550px

“São fake news as mensagens que circulam nas redes afirmando que o indígena Fernando Katukina, do Acre, morreu após tomar a vacina contra covid-19. A médica que o atendeu já negou e disse que a vacina é segura”, escreveu o perfil da instituição. 

Fonte: IG SAÚDE

FONTE: https://www.vozmt.com.br/saude/secretaria-desmente-boato-de-que-indigena-morreu-por-causa-da-coronavac/

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️