Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020

IR 2020: Entenda como declarar o Imposto de Renda atrasado

Entenda o que pode acontecer como consequência de quem entrega a declaração de Imposto de Renda fora do prazo.

2 de julho de 2020

Muitos contribuintes perdem o prazo da entrega da declaração e precisam saber como declarar Imposto de Renda atrasado.

Vale lembrar que em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, já houve alargamento do prazo, que passou do tradicional dia 30 de abril para o dia 30 de junho.

Portanto, aqueles que não conseguiram concluir mesmo com os dois meses extras de prazo, precisam correr para regularizar essa situação o quanto antes, incorrendo desde já no risco de sofrer as penalidades indicadas pela Receita Federal.

O que acontece vai de aplicação de multa, suspensão do CPF e até passa pela possibilidade de investigação de crime por sonegação fiscal, ou seja, quando o contribuinte está realmente escondendo sua prestação de contas.

A multa começa com o valor de R$165,70 e pode chegar até 20% sobre o valor devido de imposto a pagar para o Leão.

Quanto à suspensão do CPF, ela acarreta em algumas dores de cabeça para o brasileiro, como a impossibilidade de abrir conta corrente ou poupança e até mesmo ficar sem receber a aposentadoria, para citar apenas algumas.

Agora que você já sabe quais as possíveis consequências, vamos entender como regularizar o Imposto de Renda atrasado.

Como fazer Imposto de Renda atrasado

Vale lembrar que é possível enviar Imposto de Renda atrasado de até cinco anos atrás – e o valor da multa, conforme já citamos sobre o aumento proporcional, é calculado em cima desse atraso.

Para declarar, basta proceder da mesma forma como se estivesse enviando dentro do prazo, ou seja, acessando o programa da Receita Federal e preenchendo a declaração, normalmente.

O que vai acontecer, na sequência, é que você será informado sobre o valor da multa, assim que terminar o envio, através do que o Leão chama de “Notificação de Lançamento de Multa”, quando você deverá imprimir o DARF da multa e efetuar o pagamento.

Ou seja: agora não há mais dúvidas sobre como declarar Imposto de Renda atrasado pela internet, pois o contribuinte só precisa proceder da mesma maneira como se estivesse enviando dentro do prazo.

Como declarar Imposto de Renda atrasado: passo a passo

Se você preferir, pode contratar um contador, pagando pelo serviço do envio atrasado, mas é possível fazer tudo sozinho, conforme ensinaremos o passo a passo para declarar, a seguir.

  1. Tenha em mãos todos os seus documentos para declarar Imposto de Renda e informes de rendimentos;
  2. Acesse o site da Receita Federal e faça o download do programa oficial;
  3. No programa, você terá que ir preenchendo todas as informações requeridas, de acordo com as solicitações, lembrando-se sempre de comprovar com documentação todos os dados informados;
  4. Emita o DARF com a multa e efetue o pagamento.

Vale lembrar que, se o contribuinte tiver alguma restituição a receber, ele receberá, independentemente de ter enviado com atraso a sua prestação de contas. O que acontece de diferente, é que irá para o final da fila de restituição, possivelmente recebendo nos últimos lotes e desde que tenha efetuado o pagamento da multa.

O que dá para fazer é contar com a antecipação da restituição, que pode ser feita mediante o banco de preferência do contribuinte ou pela plataforma da Leoa, que cobra uma das taxas mais baixas do mercado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Fonte: Leoa

FONTE: https://www.jornalcontabil.com.br/como-declarar-o-imposto-de-renda-atrasado/

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️