Domingo, 24 de Janeiro de 2021

Ministério da Educação vai estender prazo para atividades à distância no Ensino Superior até 31 de dezembro

Diretor da área no MEC afirmou em live que órgão também vai flexibilizar realização de estágios remotamente

O Globo16/06/2020 – 18:40 / Atualizado em 16/06/2020 – 18:41

Medida deve ser publicada até quinta-feira Foto: Marcos Oliveira / Agência O Globo

BRASÍLIA- O Ministério da Educação (MEC) vai prorrogar até o dia 31 de dezembro o prazo para a utilização de atividades remotas no ensino superior. O órgão também vai autorizar a realização de estágios à distância durante a pandemia. A informação foi dada pelo diretor de Política Regulatória da Secretaria de de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres-MEC), Márcio Coelho, em uma videoconferência com representantes do setor privado.

De acordo com as informações de Coelho, a portaria deve ser publicada até quinta-feira para renovar os prazos. A flexibilização de aulas práticas e estágios para que ocorram à distância deverá respeitar as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Programa Pedagógico do Curso. Caso seja necessário, os cursos poderão editar seus programas por meio dos conselhos internos da instituição. 

Educação básica:Conselho de secretários de Educação orienta medidas sanitárias e avaliação de alunos no retorno às aulas

— Estamos fazendo essa edição na portaria para permitir dentro das diretrizes e certos limites que essas instituições possam atuar (no fornecimento de atividades práticas remotamente). A portaria não vai trazer todos os detalhes, mas vai dar uma orientação geral do que as instituições poderiam estar realizando na questão de estágios e práticas — disse Coelho.

A resolução vai na linha de parecer do CNE  que recomenda que práticas e estágios possam ser feitos à distância no período da pandemia, exceto no caso de cursos de saúde. O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Curi, também participou da live realizada pela Associação Brasileira de

Futuro:SP e MA planejam 4º ano no Ensino Médio devido à pandemia

—  Todas essas medidas são tomaras para atender a uma crise. É importante assumir uma postura para mitigar os efeitos (dela) e manter manter os estudantes mobilizados no processo de aprendizado — opinou Curi.

As instituições de ensino superior privado comemoraram o anúncio. De acordo com o presidente da Abmes, Celso Niskier, a medida dará mais segurança para as universidades:

— A Seres está nos dizendo que teremos a flexibilidade desde que usemos isso com responsabilidade. O parâmetro da responsabilidade é não ferir as Diretrizes Curriculares Nacionais e que isso esteja previsto nos projetos pedagógicos — afirmou.

FONTE: https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3826/ministerio-da-educacao-vai-estender-prazo-para-atividades-a-distancia-no-ensino-superior-ate-31-de-dezembro

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️