Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2020

Pandemia Devastadora: Aulas Presenciais não voltam antes de Dezembro

Estado prevê pico de casos em agosto, com aumento das vítimas fatais, e quer manter crianças em casa para evitar um cenário ainda pior

Tarley Carvalho
tarleycarvalho.jor@gmail.com

As aulas presenciais não devem retornar antes de dezembro em Mato Grosso. A alta taxa de crescimento no número de infectados e de mortos pela pandemia de covid-19 é o motivo. O planejamento é aplicar as aulas on-line até o mês de novembro, quando a situação será novamente analisada para verificar a possibilidade de retomada das aulas presenciais em dezembro. Fontes do jornal, porém, descartam essa possibilidade.

De acordo com a apuração da reportagem, quando as aulas forem retomadas presencialmente, as escolas não deverão ter recesso escolar. O objetivo é concluir a carga horária letiva de 2020, de 800 horas. Uma das preocupações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é combater os efeitos da pandemia e programar uma recuperação do tempo perdido ao longo de 2021.

Nesta segunda-feira, dia 13 de julho, a titular da pasta, Marioneide Angélica Kliemaschewsk, e o secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, participaram de uma reunião da comissão de retorno das aulas, da Assembleia Legislativa.

“Não há o que se falar no momento sobre retomada de aulas presenciais. A Seduc está desenvolvendo com assessores e professores aplicativos que possam efetivar as aulas por meio on-line. A Seduc está trabalhando para levar aulas de qualidade aos estudantes e estamos abertos às sugestões das entidades, pois é necessário que os estudantes retomem o calendário escolar”, disse a secretária.

Um possível retorno das aulas presenciais é temido pela Administração Pública. Crianças, embora sejam minoria nos casos graves e óbitos, podem acabar se tornando portadores do novo coronavírus e levá-lo para dentro de casa, pondo em risco a vida de seus familiares.

Durante a reunião com a comissão da Assembleia, o secretário de Saúde apresentou projeções preocupantes, com crescimento no número de casos confirmados e de 30% no número de mortes no estado para os próximos dias. A projeção é de que as mortes continuem crescendo até o mês de setembro e que os efeitos da pandemia impactem significativamente Mato Grosso até o mês de janeiro do ano que vem.

Nas últimas semanas, Mato Grosso viu os números de casos e mortes crescerem significativamente. Há dois meses, as mortes ocorriam em intervalos de dias, agora, mais de 30 pessoas são enterradas diariamente.

Até a última atualização do boletim informativo da SES, divulgado na noite de segunda-feira, dia 13, o estado já registrava 29.279 casos confirmados da doença e 1.105 mortes.

FONTE: https://estadaomatogrosso.com.br/politica/aulas-presenciais-nao-voltam-antes-de-dezembro/8696

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️