EDUCAÇÃO
Sintep fará pressão junto aos deputados para garantir a contratação de professores interinos pela Seduc
Publicado 23/05/2020 – 13:21
porJorge Maciel

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública (Sintep), Valdeir Pereira (foto) , afirmou que os professores interinos vão pressionar a Assembleia Legislativa (ALMT) para a contratação dos profissionais pelo governo do estado.
Segundo Pereira, a categoria não saiu satisfeita de uma reunião com o governo para tratar da aplicação de uma lei aprovada pela ALMT prevendo um auxílio para os professores por conta da pandemia do coronavírus e da não contratação pela Secretaria de Educação (Seduc).
“O governo diz que não fará a contratação. “Diz que o parecer do MP não garante segurança jurídica para que ele (o governador) possa fazer isso. A única possibilidade que saiu da reunião é a inclusão dos trabalhadores da educação para serem beneficiados com cestas básicas, mas isso ainda não é certo e não tem a garantia por parte do governo de que as pessoas serão assistidas”, disse o sindicalista.
Segundo ele, o governador “afirmou que vetará o projeto aprovado da Assembleia Legislativa, do auxílio emergencial, mas que fará um levantamento para ver a possibilidade de um auxílio, porém, não deu prazo nem garantia. Nós iremos continuar cobrando a Assembleia Legislativa. Demorou três semanas para o Parlamento votar um projeto para os professores e o governo já disse que vai vetar”, declarou.
Sobre o retorno das aulas nas escolas públicas de Mato Grosso, o sindicalista foi direto: “a posição do Sintep é a de que as aulas devem voltar assim que as autoridades sanitárias disserem que há toda uma segurança possível para os estudantes e os profissionais da educação. Se até as igrejas estão tomando todo um cuidado, imagine uma sala de aula cheia de alunos”, observou Valdeir Pereira.