Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020

Recursos On Line: Como montar aulas e atividades à distância em tempos de Quarentena?

RECURSOS ON-LINE

COMO MONTAR AULAS E ATIVIDADES À DISTÂNCIA EM TEMPOS DE QUARENTENA?

Por Eleva Plataforma em 30 de julho de 2020

5 minutos para ler

Durante este período delicado pelo qual passamos, precisamos nos adaptar e reinventar. Por isso, a nossa Diretora Pedagógica, Carolina Pavanelli, reuniu algumas dicas e informações sobre como montar aulas e atividades a distância e sobre ensino não presencial, um modelo novo e desafiador para todos nós no momento que estamos vivendo.

Você pode assistir ao vídeo completo no nosso perfil do instagram, ou no nosso canal do youtube.

Abaixo, reunimos, também, algumas outras informações que podem ser úteis:

O que você vai encontrar nesse artigo:

O que oferecemos nessa semana de 23 a 27 de março?

  • Calendários de atividades e propostas pedagógicas para todas as séries, do Infantil ao Ensino Médio, que abordam estudos e revisões da apostila, uso da Plataforma e até sugestões de podcasts, filmes e textos;
  • Mais de 2000 videoaulas, de teoria e exercícios, subiram pro Canal Eleva;
  • Abrimos uma central especial de atendimento e assessoria às nossas escolas parceiras;
  • Inserimos novos conteúdos no Tri.P EAD, e a produção continua, mesmo neste momento, para que o professor siga se capacitando;

O que teremos a partir do dia 30/03?

  • Livro digital: nosso material didático, que sempre esteve disponível on-line para professores, agora também estará disponível para nossos alunos no Portal Eleva. Com isso, ele poderá não só aprofundar seus estudos, mas acompanhar as propostas de aulas dos professores;
  • Planos de aula: nossos educadores das escolas próprias e nossos assessores pedagógicos estão preparando planos de aula completos, que vão auxiliar professores e famílias no direcionamento do estudo não presencial. Ao montar aulas e atividades, os planos contam com objetivos de aprendizagem, parte teórica, parte prática e de registro, além de sugestões de recursos da Plataforma, como videoaulas;
  • Google Classroom: incentivamos fortemente o uso das ferramentas Google. Já estamos implementando em nossas marcas próprias e sugerimos que as parceiras façam o mesmo. É gratuito e extremamente intuitivo. Pra quem não conhece, o Google Classroom é uma ferramenta que auxilia na criação de um ambiente mais próximo à dinâmica escolar, ao oferecer a possibilidade de interação professor-aluno por meio de atividades síncronas e assíncronas, bem como acompanhamento dessa rotina por parte da coordenação. Nessa ferramenta, a escola consegue criar “janelinhas” por turma e inserir seus respectivos alunos e professores. Assim, os professores podem inserir atividades, vídeos, áudios e demais recursos. Ali, também, os alunos podem disponibilizar a resolução de atividades e as dúvidas para os docentes, permitindo uma boa interação digital. 

O que são aulas assíncronas e aulas síncronas?

Aulas não presenciais assíncronas são aquelas em que o professor e o aluno não estão interagindo ao mesmo tempo. Diversos cursos à distância já se pautam em aulas assíncronas, pois elas possibilitam mais flexibilidade, para ambas as partes, na resolução das atividades. Ao disponibilizar, por exemplo, atividades do Google Classroom e videoaulas, a escola está adotando o método assíncrono, e deve sugerir o prazo de entrega das respectivas atividades aos alunos. Já nas aulas síncronas, professores e alunos estão conectados ao mesmo tempo. Para esse recurso – que deve contar uma conexão razoável de internet – incentivamos outra ferramenta Google, o Hangouts. Ela é muito apropriada não só por conectar as demais ferramentas, mas por comportar em uma só sala de aula on-line até 150 pessoas e não ter limite de tempo. Nesse método, o professor consegue falar diretamente com seus alunos, compartilhar a tela para mostrar slides, etc. E uma novidade! O Google Hangouts para professores foi lançado no último domingo e já está sendo testado, o que permitirá ainda mais funcionalidades próximas ao convívio presencial.

O que deve ter em um plano de aula?

Primeiramente, ao montar aulas e atividades, devemos pensar no tempo que nossos alunos dedicarão aos estudos em casa. Recomendamos que, a fim de manter uma rotina que voltará em breve, deve-se aproximar o tempo que estaria na escola ao tempo dedicado em casa. Nesse sentido, sugerimos, em média, por dia:

Infantil – 1h a 1h30min

Fundamental Anos Iniciais – 2h a 3h 

Fundamental Anos Finais – 4h

Ensino Médio – 5h

Assim, os planos de aula devem levar em consideração a quantidade de aulas que a matéria tem por semana, seguindo grade e calendário da escola. Acreditamos que um bom plano de aula conta com os seguintes elementos: 

  • Objetivos de aprendizagem: devem ser feitos sob a perspectiva dos alunos. Recomendamos o uso dos comandos da Taxonomia de Bloom;
  • Insumos do professor: aqui deve ter a parte teórica, de conteúdo, da aula. Pode ser feito com textos explicativos, slides, vídeos, áudios, imagens, etc;
  • Atividade prática para o aluno: deve simular o momento da aula no qual o aluno pratica o que aprendeu. Pode ser por meio de exercícios na apostila, exercícios extras, explicação oral (gravada em áudio), montagem de circuito, contação de histórias, produção textual, leitura de livro e sistematizações diversas;
  • Registro de atividade: deve ser feita pelo aluno e compartilhado com o professor. Pode ser por meio de fotos, vídeos, áudios, textos escritos e até outras ferramentas Google, como o Docs e o Forms;
  • Feedback: é a devolutiva do professor para o aluno. Pode ser por correção dos exercícios, ou demais respostas às atividades sugeridas.

Com isso, acreditamos que o fluxo de ensino e aprendizagem se dará sem prejuízo para aqueles que são nosso maior foco: os alunos. Esperamos que essas explicações tenham sido úteis, e temos a certeza de que, juntos, aprenderemos muito e superaremos as adversidades deste momento tão difícil.

VEJA O VÍDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=-dgJ-kjMpV0&feature=emb_logo

FONTE: https://blog.elevaplataforma.com.br/montar-aulas-e-atividades-a-distancia/

COMPARTILHE ESSE POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️