Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021

Saúde em Destaque: Médica cuiabana explica diferenças entre dengue, zika, chikungunya e covid

Da assessoria
Única News

Além da Covid-19, outras doenças preocupam nessa época do ano e seus sintomas podem confundir o paciente. Mato Grosso tem 34 municípios com alto risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya. E, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, há outras 50 cidades com alto risco de transmissão do novo coronavírus.

Com isso, há muitas dúvidas em identificar as doenças, pois os sintomas são semelhantes. A diretora nacional de infectologia do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, explica que no início, todas essas doenças podem causar febre, dor no corpo e dor de cabeça. “Elas começam parecidas, mas o que distingue a Covid são os sintomas respiratórios, como espirro, tosse e uma dor de garganta mais forte”, explicou a médica.

A transmissão da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti. Já a Covid-19 é transmitida quando há contato do coronavírus com nossas mucosas, como olhos, boca e nariz.

A médica lembra que, no caso de dengue, é importante o paciente se hidratar sempre, além de procurar atendimento médico. Com relação à Covid, ela recomenda buscar profissionais para fazer o atendimento. “Se tiver alguns dos sintomas é importante procurar um médico presencialmente ou virtual para saber o estágio da doença e a medicação que deve ser aplicada”, resumiu.

Tanto em relação às doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti ou pelo novo coronavírus, a melhor estratégia é a prevenção. Sobre a Covid é importante evitar aglomerações; sair de casa somente se necessário e de máscara, lavar sempre as mãos com água e sabão sempre que possível ou usar álcool em gel 70%.

Em relação à dengue, zika e chikungunya é fundamental não deixar água parada, principalmente em vasos de plantas, garrafas e pneus. Usar repelentes ao sair e dentro de casa, usar velas de citronela e, se possível, usar telas nas portas e janelas.

FONTE: https://www.unicanews.com.br/saude-e-bem-estar/medica-cuiabana-explica-diferencas-entre-dengue-zika-chikungunya-e-covid/64163

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️