Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021

Volta às Aulas: Pais devem assinar termo de responsabilidade para levar filhos às escolas em Sinop(MT)

Aline Almeida
Única News

Questionário de responsabilização e ciência e sistema de rodízio foram algumas das medidas impostas pelo prefeito de Sinop (a 505km de Cuiabá), Roberto Dorner (Republicanos), para o retorno das aulas na cidade. Foi publicado no Diário Oficial de Contas dessa terça-feira (2), decreto sobre a retomada das atividades de ensino.

Segundo o gestor, o município de Sinop deve organizar suas ações buscando o enfrentamento à covid-19 de forma estratégica, com atuação, sobretudo, preventiva. “A educação é a base para o desenvolvimento humano, a proteção da criança e do adolescente, o risco de evasão dos alunos, o possível aumento da desigualdade social e o prejuízo educacional”, reforça Dorner.

O prefeito enfatiza que a Secretaria Municipal de Saúde classifica o risco de contaminação, onde define o retorno seguro das aulas presenciais. Diante disso, a necessidade de elaboração de Plano de Contingência inerente à retomada das atividades públicas e privadas educacionais, visando o retorno gradual e seguro, sem prejuízo das medidas de prevenção e combate à pandemia.

A retomada inclui redes pública e privada para educação infantil, ensino fundamental e médio e ensino superior. O retorno é permitido seguindo medidas de biossegurança.

Além da higienização, uso de máscaras e outros, a unidade de ensino deve receber os alunos de forma ordenada, em horários diferenciados de entrada e saída, aferindo a temperatura – que deve ser abaixo de 37,8°C -, utilizando máscaras e higienizando mãos e calçados. “Fica terminantemente vedada a atividade presencial de alunos e/ou colaboradores que apresentarem sintomas relacionados à covid-19”.

O decreto estabelece ainda que, para o devido cumprimento da carga horária, fica determinado o início das atividades pedagógicas no dia 08 de fevereiro de 2021, de forma online. As atividades online serão disponibilizadas até o início das aulas presenciais.

Para o retorno presencial, os pais ou responsáveis deverão assinar Termo de Responsabilidade. Um dos pontos é que estejam cientes da existência do risco de contágio pelo vírus Sars-COV-2, tendo em vista que a contaminação é comunitária, podendo ocorrer em qualquer ambiente, não somente na escola.

Autorizando a presença, os responsáveis devem pontuar ciência de obedecer a todas as medidas de segurança. Ainda que o (a) aluno (a) participe de revezamento, portanto não frequentará a escola todos os dias. A medida estabelece que a escola funcionará em horários diferenciados. Ainda devem comunicar se o aluno faz parte do grupo de risco, se tem máscara e/ou se possui internet em casa.

FONTE: https://www.unicanews.com.br/cidades/pais-devem-assinar-termo-de-responsabilidade-para-levar-filhos-as-escolas/59986

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Com muito ❤️ por go7.site
⚙️